Ergonomia nos escritórios: como deixar o seu ambiente de trabalho ideal para você

A ergonomia em escritórios é um dos temas mais debatidos nos últimos tempos, em relação ao bem-estar profissional. Afinal, o ambiente de trabalho precisa conter todos os elementosde conforto e cuidados com a saúde para favorecer a execução das tarefas e a produtividade.

No entanto, frequentemente o tema é simplificado a um único elemento, a postura. Porém o assunto é um pouco mais complexo. Por esse motivo, vamos explicar as principais determinantes de ergonomia em um ambiente corporativo.

O que é ergonomia?

Ergonomia vem da junção de duas palavras gregas: ergon, que significa trabalho; nomos, que pode ser traduzida como “normas” ou “leis”.

Então, de forma geral, ergonomia refere-se às normas de trabalho. Apesar de oferecer uma boa pista da aplicação desse conceito, ele é um pouco mais complexo. Tecnicamente, ergonomia é o estudo da interação do homem com seu ambiente de trabalho para a elaboração de recomendações que melhorem a saúde e o bem-estar do trabalhador.

Quais são os benefícios da ergonomia em escritórios?

Prevenção de lesões

Esse é o objetivo primário da ergonomia física. As lesões de trabalho representam um impacto econômico significativo das empresas, pois:

  • provocam afastamentos e o absenteísmo;
  • podem levar a condenações na Justiça do Trabalho com o pagamento de multas, indenizações e pensões permanentes;
  • aumentam o turnover e a saída de talentos dos quadros internos;
  • prejudicam a imagem corporativa.

No entanto, acima de tudo isso, elas trazem um dano potencialmente irreversível para uma pessoa. Ela pode perder seu bem-estar devido a dores crônicas e ficar incapacitada permanentemente para o trabalho.

Mas e então, como deixar o seu ambiente de trabalho ergonomicamente ideal para você? Confira as nossas dicas!

  1. Garanta que o peso de seus braços esteja sempre apoiado. Se seus braços não estiverem apoiados, os músculos do pescoço e dos ombros estarão doendo até o final do dia.
  2. Cuide com a posição da cabeça e tente manter o peso dela diretamente acima da base de apoio (pescoço). Não incline a cabeça e o pescoço para a frente.
  3. Não seja “desleixado”! A má postura coloca mais pressão nos discos e vértebras das costas. Use o apoio lombar da sua cadeira e evite sentar de modo que o peso corporal fique mais concentrado em um lado do que de outro. Deixe sua cadeira mais próxima da sua mesa para evitar a inclinação do corpo para frente. Certifique-se de “puxar” sua cadeira toda vez que você se sentar.
  4. O monitor deve ser colocado diretamente à sua frente, com a parte de cima não superior ao nível dos olhos. Simule uma linha imaginária na região entre o centro e o topo da tela do monitor, até seus olhos (enquanto você está com a postura ereta)… Esta é a altura ideal que deve ficar. O teclado deve estar diretamente na frente do monitor, para que você não precise virar a cabeça e o pescoço com frequência.
  5. Falar ao telefone com ele preso entre o pescoço e a orelha (cabeça inclinada) é uma prática muito ruim. Você sabe que é verdade, então não faça isso!
  6. O teclado e o mouse devem ser próximos o suficiente para evitar um movimento excessivo, o que estica os ombros e os braços.
  7. Evite o cansaço visual, garantindo que o monitor não esteja muito próximo; ele deve estar a pelo menos um braço de distância.
  8. Siga as etapas para controlar o brilho da tela e verifique se o monitor não está colocado na frente de uma janela ou de um fundo claro.
  9. Você pode descansar os olhos periodicamente por vários segundos olhando objetos à distância para dar uma pausa nos olhos.
  10. O pés não devem ficar balançando quando você estiver sentado. Se seus pés não alcançarem confortavelmente o chão ou houver pressão nas costas das pernas, use um apoio para os pés ou abaixe o teclado e a cadeira.